Entrevista com Michio Kaku - Universos Paralelos

Ciência e Filosofia



Ciência e Filosofia


Quando vimos determinados videos relativamente a descobertas cientificas sejam elas relacionadas com o Universo, a terra, o homem etc leva-nos a pensar que a filosofia enquanto atividade intelectual e a sua paixão pelo saber também abriu novos horizontes e caminhos acerca de problemas que foram surgindo e que a ciência posteriormente investiga.

A Filosofia através da sua atitude meditativa, reflexiva, de critica, de dúvida e problematizadora acerca de tudo que a rodeia procura compreender e responder a questões epistemológicas, antropológicas, ontológicas, metafisicas e axiológicas utilizando uma metodologia diferente da ciência.

Enquanto esta reivindica o reconhecimento de toda a comunidade cientifica ou da legitimação do conhecimento cientifico das ciências naturais ou da sua demonstração empírica, a filosofia além de ter problemas específicos ou seja que pertencem apenas á filosofia utiliza outro método em que as teorias desenvolvidas pelos filósofos não exigem legitimação ou aceitação universal e a validação do saber filosófico está pendente da qualidade argumentativa, obrigando o hábito de utilizar conceitos rigorosos e definidos bem como argumentos válidos.


Foi através de questões pertinentes como o da origem do Universo e da natureza, do homem, da civilização e das leis que regem o universo etc. Perguntas estas que importunavam os filósofos desde os pré-socráticos como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras; Heraclito, Xenófanes etc (Sec.VI e a primeira metade do séc V a.C) que tentaram transferir os seus conhecimentos ou modelos explicativos sobre estes assuntos.

Atualmente vamos adquirindo conhecimento ou teorias cientificas ou filosóficas que podem ser refutadas a qualquer momento (não temos certezas) As duas exigem fundamentação e rigor nos conceitos mas concluindo nenhuma delas pode dar soluções definitivas para problemas que surgem pois estes exigem sempre verificação.

Enviar um comentário