Conhecer um pouco 
Thomas Hobbes



Thomas Hobbes (1588-1679) foi um dos maiores pensadores políticos de Inglaterra.

Interessava-se por geometria, ciência,politica, história antiga, adorava literatura, escrevia e traduzia.

Viveu numa época muito perigosa ou conflituosa (durante a Guerra civil Inglesa), daí que no seu livro “Leviatã” é um reflexo dessa sua vivência. O livro explica como sair de um Estado de natureza e entrar numa sociedade organizada com um Estado Totalitário ou Absolutista.

Adorava fazer exercício físico. Todas as manhãs fazia grandes caminhadas e corria. Era um homem alto, corado alegre e tinha uma barbicha e um bigode. Era uma pessoa extremamente sadia apesar de ter sido em criança pouco saudável.

Tinha uma alimentação cuidada, comia muito peixe e bebia pouco vinho. Jogava golfe e cantava às escondidas (quem canta seu mal espanta). Tinha uma mente muito ativa não fosse ele um grande pensador ou filósofo. Viveu até aos 91 anos, uma raridade para o sec. XVII, quando a esperança média de vida rondava os 35 anos.

Tal como Maquiavel era pessimista em relação aos seres humanos. Para ele a raça humana é egoísta por natureza. Todos querem ter poder sobre os outros.

Só com a força da lei e sob ameaça de castigo se controlariam. Segundo ele se vivêssemos num “estado de natureza” (sem leis e sem estado), todos roubaríamos e mataríamos sempre que fosse necessário especialmente num mundo com recursos limitados onde teríamos que lutar por comida para sobreviver. " Atualmente quando saímos de casa fechamo-la a sete chaves.Porquê ?"

A vida fora da sociedade seria selvagem. A solução passava por confiar o poder a alguns indivíduos fortes ou a um parlamento, para abandonarem as suas liberdades perigosas em prol da segurança.

Acreditava mesmo assim que existia certas leis naturais que o indivíduo admitiria como importantes; como o dever de tratarmos os outros como esperamos ser tratados. Necessidade de paz e vontade em querermos trabalhar todos juntos.

O livro mais conhecido e importante de T.H., chama-se Leviatã (explica detalhadamente como sair duma situação de pesadelo do estado de natureza para uma situação de segurança).

Leviatã começa com uma imagem de um gigante em cima de um monte, segurando uma espada e um cetro. O gigante representa o Estado poderoso.

O Estado que ele descreve é o que hoje chamaríamos hoje de um Estado Autoritário, em que este detém um poder ilimitado sobre os cidadãos.