A fé e a razão

Querido Senhor, 
Meu Deus, ou o que quiserem chamar, desde que não seja ofendedor 
porque estás dentro de mim, 
porque és amor, 
és a minha paz,
a minha tranquilidade,
o meu bem estar,
a minha alegria ,
o meu rumo,
a minha orientação,
o meu amigo,
a quietude,
a calmaria,
o sossego,
a minha mansidão,
a minha saúde,
a minha felicidade,
o sentido da minha vida,



porque a fé não se explica,
a fé não é algo experienciado ,
não é empírica,
a fé sente-se e não se vê,


E a razão vence a fé, aqui neste mundo
Mas no meu mundo aquela não faz mais sentido,
Porque do âmbito da razão procurei ferozmente respostas,


Vasculhei ,
pesquisei ,
revolucionei tudo que tinha ao meu alcance
para emudecer este vazio,

esta angustia,
este desencanto,
este aperto,
esta tristeza,
esta desmotivação,
este aborrecimento,
este descontentamento,
esta desilusão,


E a razão com as suas razões,
com os seus raciocínios e explicações ,
com os seus argumentos e deduções,
cansou-me,
esgotou-me,
fez-me tumultos,
desordem,
revolta,
e por fim esgotada, esvaziada,
a fé me salvou


Agora ela acompanha-me para todo lado,
É a minha luz,
É a minha vida,
É quentura,
É aconchego,
É o meu lar,
É a força da minha fé,


Mas convoquei a razão para caminhar ao seu lado,
Para a orientar no seu percurso
E não a deixar cair em fanatismos,
Em julgamentos,
Injustiças,
intolerâncias,
discriminações,
Criticas,

E se a razão orienta a fé,
Esta é sempre procurada pela razão
E assim ambas se amparam,

E quando a razão chora a fé consola-a
E quando a fé tende a ser facciosa
A razão controla-a.

E assim é o meu ser,
Busca a harmonia dentro da fé e da razão,

Mas a fé é o valor mais alto, mais sublime de todos os valores,
É Deus,
É tudo,
É amor

Júlia Barbosa


Video de Sto. Agostinho (354-430), filósofo e Padre da Igreja. Testemunha do fim do Império Romano e do que seria a Idade Média cristã.

A sua alma anseia por encontrar a verdade, a paz interior. O ser humano procura algo que o aquiete, que o tranquilize, tem memória desses sentimentos e busca-os e isso é Deus, porque o Homem é luz mas também é trevas.