Curiosidades: 

Sto Agostinho e o tempo (converteu-se ao cristianismo no ano 386) 

Um Pensador muito á frente do seu "tempo". Pensamentos e reflexões filosóficas que vêm ao encontro dos da atualidade. 


Desde muito cedo que para os filósofos a ideia de tempo criada pelo ser humano e designada como presente, passado e futuro foi sempre de grande importância ou relevância daí que no ano 354 nasceu em Tagaste(Numidia), Sto Agostinho, um grande pensador que se converteu ao cristianismo e nas suas meditações filosóficas também se debruçou sobre este tema “ o tempo “.

Ele questiona-se “ o que é o tempo”? E quem poderá explicá-lo bem e rapidamente ou apreendê-lo com o pensamento e de seguida traduzi-lo por palavras o seu conceito ou defini-lo. É um assunto que faz parte de muitos diálogos entre as pessoas e todos parecem compreendê-lo.

Então Sto Agostinho pergunta afinal o que é o tempo? E ele responde:

Que é, pois o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei. Se quero explicá-lo a quem me pede, não sei.

Tem citações que vão ao encontro de várias especulações cientificas muito atuais e passo a citar as seguintes:

"O mundo não foi feito no tempo, mas sim com o tempo".


" O tempo é um vestígio de eternidade".

O que é o tempo? Quando quero explicá-lo não acho explicação. Se o passado é o que eu, do presente, lembro, e o futuro é o que eu, do presente, antecipo, não seria mais certo dizer que o tempo é só o presente? Mas quanto dura o presente?



presente?