Filosofia 10º e 11º ano


Para que serve a filosofia?

Ainda há quem pense que a filosofia não tem utilização ou uma aplicação prática como acontece com várias áreas cientificas ou sociais: sociologia , ciência económica, fisica e outras áreas em que têm especificado o seu objeto de estudo . 


Mas o que é interessante é que a filosofia é inerente ao ser humano, faz parte dele. Talvez a minha opinião esteja a ser pouco modesta mas se pensarmos bem nós somos ou não indivíduos racionais e pensantes? 

O homem é o único animal que pensa, reflete, medita entre outras coisas. Padece de alegria e de tristeza, de curiosidade, de insatisfação, etc.. E o que faz a filosofia? Não examina e discute temas e problemas relacionados com a nossa própria vida ? Não questiona e dúvida sobre tudo o que nos rodeia? Sim é o que a filosofia faz. 

Por detrás de várias áreas profissionais como operários fabris, técnicos de diversas áreas, engenheiros(as), médicos(as), economistas, cientistas, etc, estão Homens ou indivíduos. 

E haverá algum individuo que não tenha parado por segundos para se interrogar sobre a sua própria existência ? 
Se estivermos conscientes de nós próprios e do mundo em que habitámos, quantas vezes nos interrogamos sobre a nossa origem, sobre a vida, sobre o bem e o mal, sobre a existência de outras vidas no universo além de nós, se Deus existe, Qual o sentido da nossa existência ; sobre o nosso agir no quotidiano relativamente a tudo e a todos , se concordamos com a eutanásia, com o aborto, com a exploração do trabalho infantil e em geral, com o tráfico humano, com a corrupção na politica e na vida social, se somos realmente livres ou prisioneiros de um mundo estruturado pelo poder dos mais fortes sobre os mais fracos economicamente, sobre as diferenças sociais, sobre a miséria, a guerra, desequilíbrios ou problemas ambientais, sobre a tecnociência e a ética, sobre o desafio do relativismo cultural, enfim não se antevê um limite para este tipo de questões com que o ser humano se debate. 


A filosofia é muito importante e deveras imprescindível para todos nós. A frase que vou citar do filósofo Sócrates( 470 a.C./399 a.C.) leva-nos precisamente a refletir sobre isso:

“Uma vida não examinada não merece ser vivida” Porque afinal somos seres racionais impreterivelmente meditamos, pensamos, examinamos tudo ao nosso redor. 




Então a filosofia sendo uma atividade intelectual, refletiva, critica, problematizadora, como tal está ligada ao homem inevitavelmente, abrange várias áreas, sejam elas de carater social, económico, cultural e politico. 

Embora o seu objeto de estudo não possa ser definido com precisão, tem como objetivo a ânsia pelo saber ou pelo conhecimento, tem como atividade prática auxiliar o Homem na busca de respostas que o leva a desvendar enigmas sobre ele próprio e sobre tudo o que o envolve, sejam duvidas do âmbito epistemológico, ético, religioso, axiológico, ontológico e outros.

A filosofia abarca um todo, podemos dizer que é de compreensão universal.

Retomando ao inicio deste texto relativamente á sua aplicação prática(da filosofia), comparando-a com diversas áreas cientificas como por exemplo, ciências naturais, esta recorre a métodos de observação e experimentação ou empírico para justificar as suas teorias. 

Enquanto a filosofia representa o pensamento critico, pois tem uma postura critica em relação ás nossas convicções e visa argumentar ou se fundamentar de uma forma racional para legitimar o seu conhecimento sendo antidogmática. Pretende através do seu pensamento lúcido, sistemático, metódico, ordenado e utiliza conceitos rígidos e bem definidos para aproximar-se á ciência, embora esta exige legitimidade por parte de toda a comunidade cientifica como aprovação universal. 

Por fim convém salientar que em ciência como em filosofia nenhuma teoria pode ser validada como um resultado definitivo.

Para refletir :

Se o mundo em que vivemos é mutável, também poderíamos afirmar que qualquer solução para um determinado problema não é definitivo mas como estamos de braços dados com a filosofia e as respostas trazem outras perguntas e mais respostas, fica então registado as seguintes dúvidas :


- O mundo em que vivemos é mesmo mutável ou dentro desta instabilidade não estará tudo determinado ? 

Somos seres livres?

O que é a liberdade?

Ou vivemos na ilusão que temos livre arbítrio e estamos condicionados pelo nosso meio cultural e circunstâncias? 

Existe destino ? A nossa vida é pré-determinada por algo superior? Deus? Ou ele é uma invenção do homem ou apenas uma simples ideia? 


Podemos argumentar e responder a estas questões livremente ou através de conteúdos estudados em filosofia do ano 10º e 11º ano.