FILOSOFIA, CIENCIA, RELIGIÂO E O HOMEM

AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO A PERCORRER…AINDA NÃO SABEMOS NADA…

DEUS, UNIVERSO, TODO…Donde vimos? Para onde vamos? Ou simplesmente acaba tudo aqui …?

Excertos do livro “Textos e Ensaios Filosóficos I” de Agostinho da Silva

2. A visão mais alta que podemos ter de Deus, nós que somos apenas uma parte do Universo, é uma visão de inteligência e de Amor; os pecados fundamentais que o homem poderá cometer são as limitações da Inteligência ou do Amor: toda a doutrina estreita sem tolerância e sem compreeensão da variedade do mundo, toda a ignorância voluntária, todo o impedimento posto ao progresso intelectual da humanidade, toda a violência, todo o ódio, limitam o nosso espírito e o dos outros, impendem que sintamos a grandeza, a universidade de Deus.



3. Deus não exige de nós nenhum culto; prestamos a nossa homenagem a Deus, entramos em contato pleno com o Universo… 
…uma biblioteca são templos de Deus; uma escola é um templo de Deus; uma oficina é um templo de Deus; um homem é um templo de Deus, e o mais belo…




Um excerto de um texto de Agostinho da Silva muito interessante porque nestas pequenas linhas ele tenta transmitir a perceção dele relativamente a Deus. Nota-se também uma liberdade em relação á ideia que faz de Deus mantendo – o independente de qualquer religião ou fanatismos. O “seu” Deus está em todo lado inclusivamente dentro de nós. 



Apela a uma visão de Inteligência ou do amor; são duas chaves que abrem porta para o progresso intelectual da humanidade, elas desatam os nós feitos pela ignorância e pelo ódio. 
Transmitir conhecimento sejam eles através do ensino ou da própria experiência de vida e os partilhar, é ser inteligente e abrir novos horizontes para aquele que difundiu a sua ideia, como é um ato de amor e também útil para o outro que a partilhou . Não é fácil e o ser humano ainda está no inicio de uma grande caminhada.


Júlia Barbosa