Filosofia do 10º ano " pensar azul "

Determinismo e liberdade na ação humana:

O livre-arbítrio é compatível com o determinismo? Consultar: 

"Explicações De Filosofia"
12 de Outubro de 2013
Liberdade; 

Somos livres? 

Ou não passa de uma mera ilusão?

Vivemos num mundo em que as nossas ações são determinadas ? São o resultado inevitável de causas anteriores? Ou são fruto do acaso ? 


O que entende por determinismo?



Determinismo radical e liberdade são compatíveis?



Será o ser humano livre? 



Ou as nossas ações são determinadas ? O nosso comportamento será uma consequência do meio, da cultura e das crenças em que estamos inseridos?



As nossas ações serão fruto de forças externas, do destino ou de algo divino? Ou forças interiores, físicas e psicológicas e das circunstâncias que necessariamente não nos dão poder de escolha e estas são meramente ilusórias? 



Mas seguindo outra corrente podemos defender que o Homem é um ser livre e não pré determinado ou seja é o único ser livre, que pensa, raciocina e tem livre arbítrio?



Então estaremos perante outra corrente? O indeterminismo? 



Consultar a aula de 12 de Outubro de 2013 " A Liberdade "



W.K.Heisenberg (1901-1976) Físico Alemão homenageado com o Prémio Nobel de Física e um dos fundadores da Mecânica Quântica (fisica contemporânea), defende que é impossível antever o procedimento de um determinado sistema de partículas porque elas procedem num momento de certa forma e no instante seguinte já comportam-se de forma diferente sem se conseguir ou antever a causa dessa mudança . 



Concluí assim que o indeterminismo que dirige o universo das micropartículas também se aplica à vontade ou à ação humana. 




Temos também a opinião de John Searle (nasceu em 1932), professor da Universidade da Califórnia e especialista nas áreas de Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente.



Este filósofo defende que as ações humanas são a consequência de deliberações ou ponderações racionais e que podem alterar o trajeto dos acontecimentos ou factos humanos .



Defende o Libertarismo porque considera que as nossas ações não são determinadas nem incertas ou aleatórias porque o mundo material e a ação ou os feitos humanos são de natureza diferente. O que ele quer dizer é que as leis físicas (clássica/newtoniana e a contemporânea) que regem os fenómenos corporais do mundo material não se aplicam aos fenómenos mentais. 



Conclusão: 
Para J. Searle há substâncias ou partículas diferentes no Universo, matéria e espirito ou fenómenos físicos e os fenómenos mentais , criando assim uma teoria Dualista.



Também podemos finalizar dizendo que J. Searle se opõe á teoria de Heisenberg porque para este as ocorrências mentais são iguais às ocorrências ou fenómenos físicos.