Filosofia do 10º ano " pensar azul "
Determinismo e liberdade na ação humana:
O livre-arbítrio é compatível com o determinismo? Consultar:
"Explicações De Filosofia"
12 de Outubro de 2013
Liberdade;
Somos livres?
Ou não passa de uma mera ilusão?
Vivemos num mundo em que as nossas ações são determinadas ? São o resultado inevitável de causas anteriores? Ou são fruto do acaso ?
O que entende por determinismo?
Determinismo radical e liberdade são compatíveis?
Será o ser humano livre?
Ou as nossas ações são determinadas ? O nosso comportamento será uma consequência do meio, da cultura e das crenças em que estamos inseridos?
As nossas ações serão fruto de forças externas, do destino ou de algo divino? Ou forças interiores, físicas e psicológicas e das circunstâncias que necessariamente não nos dão poder de escolha e estas são meramente ilusórias?
Mas seguindo outra corrente podemos defender que o Homem é um ser livre e não pré determinado ou seja é o único ser livre, que pensa, raciocina e tem livre arbítrio?
Então estaremos perante outra corrente? O indeterminismo?
Consultar a aula de 12 de Outubro de 2013 " A Liberdade "
W.K.Heisenberg (1901-1976) Físico Alemão homenageado com o Prémio Nobel de Física e um dos fundadores da Mecânica Quântica (fisica contemporânea), defende que é impossível antever o procedimento de um determinado sistema de partículas porque elas procedem num momento de certa forma e no instante seguinte já comportam-se de forma diferente sem se conseguir ou antever a causa dessa mudança .
Concluí assim que o indeterminismo que dirige o universo das micropartículas também se aplica à vontade ou à ação humana.
Temos também a opinião de John Searle (nasceu em 1932), professor da Universidade da Califórnia e especialista nas áreas de Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente.
Este filósofo defende que as ações humanas são a consequência de deliberações ou ponderações racionais e que podem alterar o trajeto dos acontecimentos ou factos humanos .
Defende o Libertarismo porque considera que as nossas ações não são determinadas nem incertas ou aleatórias porque o mundo material e a ação ou os feitos humanos são de natureza diferente. O que ele quer dizer é que as leis físicas (clássica/newtoniana e a contemporânea) que regem os fenómenos corporais do mundo material não se aplicam aos fenómenos mentais.
Conclusão:
Para J. Searle há substâncias ou partículas diferentes no Universo, matéria e espirito ou fenómenos físicos e os fenómenos mentais , criando assim uma teoria Dualista.
Também podemos finalizar dizendo que J. Searle se opõe á teoria de Heisenberg porque para este as ocorrências mentais são iguais às ocorrências ou fenómenos físicos.
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