Poemas de filósofos: Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência"; 








Citação de Albert Camus



"Tarde te amei" vídeo de Sto. Agostinho




Sabedoria do Mundo

Não fiques em terreno plano.
Não subas muito alto.
O mais belo olhar sobre o mundo
Está a meia encosta.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência"
Tema(s): Sabedoria


"Vou-lhe dizer um grande segredo, meu caro. Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias."
Albert Camus

"Tarde te Amei" Confissões de Sto Agostinho em vídeo

Sto.Agostinho nasceu em Tagaste (Numidia) no ano 354. Filho de pai pagão e mãe cristã. Foi educado no cristianismo pela mãe.

Em Milão ao conviver com Santo Ambrósio levou-o a converter-se ao cristianismo (ano 386) (pois na juventude abandonara esta doutrina).

Sto. Agostinho não é um filósofo se entendermos como filósofo alguém que se confina ao que pode ser conhecido racionalmente, sem invocar a fé e que recorre a uma argumentação racional. Só é considerada uma atitude filosófica/racional quando se demarca a razão da fé. Cada uma tem o seu próprio espaço e competências.

Sto. Agostinho nunca se preocupou em delimitar ou separar a razão da fé. Esta atitude augustiniana não é arbitrária, pois baseia-se em condicionamentos de índole histórico e cultural, como também foca o homem cristão que é considerado como um ser caído e resgatado de acordo com a antropologia cristã.

Na Antropologia de Sto. Agostinho podemos verificar uma forte invocação ao nosso interior, "Não saias fora, volta-te para ti mesmo; a verdade habita no homem interior"

"A busca da verdade não se acha no exterior, no conhecimento sensível mas na intimidade da consciência, na experiencia que o homem tem da sua própria vida interior"

A importância que Sto.Agostinho dá á interiorização ou o olhar para dentro de nós, é o ponto inicial e fundamental de um processo ascendente que leva o homem para além de si mesmo que designa por auto-transcendência.


Neste processo de auto-transcendência a primeira coisa que o homem tem noção é que a sua natureza é mutável ou alterável mas também encontra dentro de si verdades imutáveis ou fixas. Estas possuem elementos superiores à natureza da alma. São ideias que o homem tem em si mesmo e que lhe são superiores.

...As ideias estão em Deus como moldes das realidades mutáveis.
...O homem conhece as ideias ou a alma humana através da TEORIA DA ILUMINAÇÃO. Através desta teoria a alma conhece as verdades imutáveis por uma luz divina...

...AS DUAS CIDADES em Sto. Agostinho é uma concepção do foro moral porque refere-se à verdadeira felicidade que consiste em amar Deus e a malvadez baseia-se em afastar-se Dele, pois o ponto fulcral mesta última é atingir a felicidade através de bens mutáveis. E assim este pensador define a existência de dois tipos de Homem; aqueles que se amam a si mesmos até ao desprezo de Deus; e os outros que amam Deus até ao desprezo por si próprios. Os primeiros criam a CIDADE TERRENA; os segundos A CIDADE DE DEUS.

...a terrena amor próprio e desprezo a Deus; a celestial - o amor a Deus e o desprezo por si.

...A CIDADE TERRENA pertence aos príncipes, Estados ou Países que se encontram subjugadas ao poder, á cobiça, á ambição etc.
... NA CIDADE CELESTIAL predomina a solidariedade e harmonia entre os governantes e os súbditos.

Mas como o Homem Cristão é um ser caído e resgatado ou salvo, segundo Sto Agostinho, resta-nos a nós a esperança de construir um mundo melhor e quem sabe também seremos salvos. Sto. Agostinho antes de se converter ao cristianismo também "provou" de determinados "pecados", como da voluptuosidade.