Aprender mais

Filosofia vista por um Teólogo.  Filosofia, ciência e  Religião ?


Um vídeo interessante onde um Teólogo e arqueólogo tenta explicar brevemente as várias teorias de filósofos da Antiga Grécia a.C .  (Seculo VI a.C). As Origens da Filosofia – Grécia e os pré-Socráticos.

Um sumário  deixado em aberto.  
Ler  mais em :” Dos pré-Socráticos á Idade Média “   Temas que ainda hoje estão atuais.

Como era a Grécia antes do surgimento da filosofia?

O  que se entende por mito?

A Biblia estará contada não na totalidade mas uma parte dela em mitos?

Os mitos não serão posteriormente descodificados pela ciência e pela filosofia para nos explicar de uma forma racional: De onde viemos? Quem somos? Para onde Vamos?

Afinal  todos querem ter acesso á “ verdade “ seja numa linguagem  cientifica ou  empirica ou através duma argumentação racional.

Também a filosofia com as suas duvidas infindáveis procura as suas respostas e finalmente a religião que se baseia na bíblia mais precisamente  em Jesus Cristo.

Jesus Cristo é comparado muitas vezes( ao abordar   certos temas  diretamente com o seu povo   como a justiça, a ética,  entre outros)  ao filósofo Sócrates que nasceu em Atenas no ano 470 a.C .pois ambos eram doutos na  retórica. Desafiavam  os senhores que detinham o poder devido á falta de equidade e Justiça   existente na sociedade, embora em épocas diferentes..Foram os dois revolucionários e insubmissos  e detestavam a hipocrisia.

Ao mencionar que J.Cristo era um filósofo ou revolucionário não é com intenção depreciativa ou pejorativa mas sim para dar relevância á sua luta constante e bravia com que defendia o seu povo que vivia oprimido e perseguido ao ponto de ter que sacrificar a sua vida. O seu maior objetivo era passar uma mensagem ás pessoas: " ama o próximo como a ti mesmo". 


Quanto a Sócrates também tinha uma comunicação direta com as pessoas através do diálogo Socrático. questionava : O que é a justiça? O que é a piedade? O que é a verdade ? e nestes diálogos não se chegava a uma clareza ou definição sobre estes conceitos. 



Afinal os seus interlocutores que pensavam estar esclarecidos, carecem de conhecimentos relativamente   a noções tão importantes .  

Em principio toda a gente sabe o que “é a piedade” . Então tentem explicá-la e averiguarão que não é tão linear como de principio  parecia e mais interrogações vão surgindo progressivamente.

J.Cristo e Sócrates   faziam perguntas inoportunas ou incomodativas para os que eram considerados   doutos e  sapientes, daí  terem sido assassinados.   

Jesus Cristo foi ou não um bom " rebelde ", um filósofo e um mensageiro?  

Ciência ,filosofia e religião  abordam os mesmos temas?  Divergem na linguagem?  Podemos então dizer que foi desta forma que surgiu os mitos, o logos ou razão, a experimentação e argumentação racional na ciência?


Retomando  o assunto da origem da filosofia na Grécia e os pré-Socráticos.

Foram : Tales de Mileto 585 a.C; Anaximandro 560-550; Anaximenes 546; Pitágoras de Samos 532; Parmédies e Heraclito (Sec. VI a. C.) etc.

Tales de Mileto que  foi o primeiro filósofo /Astrónomo /Matemático  que prognosticou o eclipse do sol surgido no ano de 585 a.C. e também enunciou  o teorema de Tales.  
Igualmente desenvolveu uma pesquisa  racional e não mítica sobre a origem ou arché do real.

O discípulo de Tales;  Anaximandro nascido em VII a.C., astrónomo, geógrafo e geómetra   fez um esboço do mapa mundo.

A filosofia  e a ciência surgem  quando se abandona o mito e ele se  transforma  numa explicação racional ou logos.





Logos é o que substitui o mito. A partir do Logos ou razão  ou explicação racional.

Estes foram os primeiros filósofos a  apresentarem  as suas teorias relativamente ao universo físico e á  natureza humana   como também a relevância da  ética, de   crenças e   de certas politicas praticadas numa determinada época que   acabam sempre  por interferir  na forma  como é entendido o mundo.