Curiosidades – História da filosofia – Aprender mais

Galileu e o método experimental:

Na primeira metade do Sec.XVII dá-se uma transformação ciêntifica com Kepler, Galileu e mais tarde  com Descartes. Considerados os primeiros cientistas da modernidade.


Galileu mantinha-se confiante e perseverante no seu método:apresentar as suas teorias numa linguagem matemática.

Kepler continuava fidedigno ao platonismo ou seja tentava explicar as ignorâncias ou obscuridades da física seguindo o modelo Platónico e identificar o mundo como se fosse estável e eterno das ideias verdadeiras .

Enquanto Galileu segue a teoria dos pitagóricos e definitivamente recusa a ideia de que o mundo terreno copia o divino ou o celeste através da matemática.

«….e as letras são triângulos, circulos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível entender uma só palavra»
Citação (II Saggiatore, 1623: “O Ensaista”). 

Recuando um pouco atrás vamos falar como Aristóteles compreendia o Universo (antes de Kepler e Galileu).

O Universo aristotélico era relatado como um sistema fechado, finito e teologicamente ordenado . Defendia que tudo que se movia era movido por outra coisa. No centro do sistema temos o Motor Imóvel . 

Em Aristóteles há uma distinção entre a física celeste e a terrestre. Existe um dualismo.

Refere-se a um primeiro motor como uma espécie de alma do mundo movida por sua vez pelo um motor imóvel – talvez Deus.

Este pensador relata-nos da seguinte maneira o seu sistema:

O sol e os planetas são esferas perfeitas que não se modificam.

Temos o primeiro motor que põe em movimento a esfera das estrelas fixas e esta move a esfera de Saturno e assim sucessivamente até atingir ao esfera lunar.


Estas esferas são constituídas por uma substância o éter que faz com que haja uma estabilidade entre a matéria e a forma. O seu movimento é circular e são elas que determinam o tempo.

O éter é denominado a quinta essência. As outras substâncias são terráqueas : a terra, a água, o ar e o fogo. 

Na Idade Média o éter foi descrito como esferas límpidas ou cristalinas e concêntricas e o planeta estava fixado nelas , encaixado como uma pedra preciosa. 

Os planetas eram considerados divindades ou deuses que eram impulsionados por potências angelicais.

Abaixo do mundo sublunar está a Terra no centro do universo, estática ou imóvel composta pelos quatro elementos. 

Mas como na terra os elementos estão misturados , o movimento natural dos corpos é voltar á esfera correspondente . Ou seja a gravidade dos elementos ,a água e a terra declinam ou descem porque são graves ou pesadas e o fogo e o ar tendem a subir. 

O movimento natural do mundo sublunar é caracterizado constante, retilíneo e vertical. 

Os movimentos agitados são horizontais e oblíquos e compostos. 
É uma força que atua sobre eles e param quando se para de aplicar essa força. 
Chama-se a essa força ação por contacto.

O movimento uniforme dá-se porque é derivado de uma força constante , seja ela violenta ou natural. 

O motor ou o móbil a qualquer instante o seu movimento pode ser parado pela passagem através de um meio, senão a sua deslocação ou movimentação seria instantânea . 

O que torna esta teoria incongruente porque só no caso da luz é que isso pode acontecer porque não é considerado um corpo.

Daí a impossibilidade do vácuo como do infinito em ato ou ação.

E finalmente quando se atinge a harmonia de todo este sistema é quando os corpos atingem o seu lugar natural com o meio ou seja atinge a perfeição de Deus que já não é considerado naturalmente, meio.

Concluindo o Universo de Aristóteles era finito, existia uma dissemelhança nas substâncias celestes como nas terrenas, sendo imutáveis e inalteráveis. Distinção entre movimentos violentos e naturais. Movimentos uniformes e movimentos circulares dos corpos celestes.

Esta forma de caracterizar o Universo coadunava com o pensamento Medieval .

Entre outros pensadores um que contribuiu bastante para refutar a teoria de Aristóteles foi Copérnico no sec. XVI. Nasce na Polónia em 1473 de origem germânica e morre em 1543. 

Estudou medicina, geografia e economia. Em 1507 fez um esboço da teoria heliocêntrica do sistema solar. Não podemos esquecer a sua obra publicada sobre as Revoluções dos corpos Celestes. 

Em 1564 nasce em Pisa Galileu Galilei . Estuda Medicina na Universidade de Pádua. Descobre a isocronia pendular, constrói um telescópio e com ele descobre as manchas solares e os satélites de Jupiter. 
Inventor do Barómetro e do termómetro como também inicia os alicerces para a descoberta do relógio e do pêndulo. 
Enquanto a terra girar em torno do Sol Galileu será sempre lembrado porque eliminou a ideia geocêntrica do Universo e substituindo-a pelo heliocêntrismo. 

Como os seus inventos e descobertas veio pôr em causa os princípios básicos da física de Aristóteles que se adaptavam ou se coadunavam com as matrizes da Igreja , Galileu começou a ser considerado herege. 

Em 1615 escreve uma carta a Grâ Duquesa de Toscana em que defende a separação de poderes entre a Ciência e a Igreja entre outras coisas que o veio a prejudicar.

No entanto continuou sempre a empenhar-se nos seus estudos científicos.
As suas preocupações foram sempre em transmitir as definições para cada tipo de movimento mas explicáveis matematicamente.


Galileu e Kepler sabiam que o futuro da física clássica estava na gravidade. Embora não tenham atingido totalmente o cerne do problema, mais tarde o filósofo Isac Newtom ilumina-nos com a teoria da gravitação universal.